Pular para o conteúdo principal

DEVANEIOS E POLIVERDADES

Não há verdade única morando dentro dos prismas do que existe, pois existir é ser múltiplo, o que quer que exista: de um dinossauro a uma flor no nosso jardim. O que olhamos não se deixa empobrecer pela unicidade que tentamos imprimir àquilo que vemos. Por felicidade e pela mão divina que trazemos em nós nada será único, de um lado só, porque tudo carece o outro lado, a simetria perfeita ou imperfeita haverá de nos mostrar o lado feminino no homem, o lado arrebatador das enchentes e marés. De momentos de pura inspiração e de sintonia com tudo o que existe extrairemos dos extremos o caminho do meio, aquilo que não se define como dentro ou fora, claro ou escuro, bem ou mal; ao contrário do que imaginamos não procuramos a definição deste ou daquele lado, mas procuramos o que não temos palavras para definir, procuramos o que está entre, na travessia, como observou Guimarães Rosa.
É no caminho do meio, na travessia que escrevi(o) estas palavras, na busca de evitar as classificações exatas, mas justamente tentando encontrar algo residente no desafio das palavras que dançam na minha frente, querendo me mostrar que elas precisam sair, precisam ser decifradas para que eu possa viver o que quero viver, e isso só vai acontecer se as palavras saírem. É perigoso brincar com as palavras, é perigoso estar à espreita das palavras. Se “no princípio era o verbo” quando não estávamos aqui, as palavras já estavam. Vamos juntos vivendo todos esses anos rodeados de palavras, e se procuro agora estar a dizê-las é porque não eu – mas elas – têm coragem de vir a ser. Existe algo fora da linguagem?
Fora das questões eternas da linguagem e das palavras volto a querer agora a minha fala; é que vez por outra brigo para que as palavras me deixem em paz, para que não me tomem o que estou a ponto de. Estas reflexões que quero suscitar agora não são, talvez, só minhas, muito provavelmente elas hão de encontrar outras idéias e outras pessoas no meio do caminho que existe (porque o que existe está no meio do caminho) entre estas páginas e seus olhos que agora me vêem mais do que eu sozinha. Eu preciso compartilhar isso para que isso passe a existir no meio do caminho. Para que o outro me ajude a ser eu mesma e para que eu ajude ao outro a ser quem é.
Só com a ajuda das palavras seremos capazes de alcançar as dimensões do que ainda não existe porque ainda não foi dito. Tudo o que passa a existir tem um nome e tudo que ainda não existe é porque ainda não foi dito. Há muito que se dizer porque estamos engatinhando na infância de ser. Quando crianças, fomos tecendo nosso ser por intermédio dos outros e das palavras e, num processo de auto-descoberta, redescoberta e invenção, fomos nos deixando penetrar pela linguagem. Até agora não há verdade única a respeito de como aprendemos a falar. E esse é o mistério. O mistério é que não nos pertencem essas questões. Às crianças são dados a chave e o segredo para que aprendam e para que não passem adiante o grande mistério das palavras. Porque se nos tornamos adultos e não nos lembramos deste mistério, pois que podemos usar palavras à vontade, brincar com elas, fazer arte com elas, mas nunca saber quando começamos e porque e como começamos a fazer uso das palavras. E como jamais nos apartaremos delas.
Adão e Eva saíram do paraíso e perderam a inocência. Perdemos nossa inocência e também o segredo de quando e como aprendemos falar. Digo pela brincadeira da literatura que Deus tirou Adão e Eva do paraíso porque passaram a saber, enquanto nós passamos a não saber, para que as palavras continuem puras, imaculadas, ou pelo menos para que nunca manipulemos o segredo. Mas como o ser humano sempre estar a abrir a caixa de Pandora conseguimos tirar o leite das palavras para fazer literatura. Como as palavras também estão para o homem, vão, elas mesmas, construindo tudo o que existe e nos usam, infantis que são, para que o verbo nunca deixe de existir. No princípio e para sempre será o verbo.

Comentários

  1. Sempre brinquei com a parábola de Adão e Eva, dizendo que qualquer pessoa que passa a questionar, a escrever, a buscar, é banida do paraíso (alegria, felicidade, paz ou qualquer dessas coisas), tal como eles foram.

    Belo texto, adorei o blog e fiquei honrada pela sua visita ;)

    =*

    ResponderExcluir
  2. "Não quero ter a terrível limitação de quem vive apenas do que é passível de fazer sentido. Eu não: quero uma verdade inventada."

    Clarice Lispector

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A palavra Mãe

Mãe, palavra que cria o mundo. Mãe é o substantivo mais adjetivo que existe.   A palavra mãe simboliza um algo a mais, incabível no nome em si, por isso, para mim, pertence a duas classes gramaticais – é substantivo e adjetivo. Mãe, adjetivo, é palavra que qualifica o ser. Quando digo e ouço “mãe” toda a ternura do mundo vem a minha boca, entra pelos meus ouvidos. Parece um abraço caloroso e mãos leves. Mãe pode significar carinho, saudade, zelo; também como para mim significa carinhosa, saudosa, zelosa... o nome e o adjetivo cuidam em estar tão juntos de nunca se soltarem. Mãe é uma lente de aumento. Intuitivamente, as mães estão sempre um passo a frente dos filhos; mãe é mãe mesmo quando não dá à luz um ser; assim ela muda a construção da regência para dar luz a um ser – mãe é luz. Generosa, dá luz e dá à luz. Mãe é coisa de Deus. Mulher nasce com a marca de ser mãe, é visceral, e, quando o ventre não conjuga o verbo gerar, a mulher, facilmente, torna-se mãe da mãe, dos i

Do it yourself

Há algum tempo venho insuspeitavelmente vivendo o "faça você mesmo" (interessante, pode ser entendido "faça a si mesmo"), é, pode ser. Mas, neste momento, tenho quase uma idéia fixa ("Deus te livre, leitor, de uma idéia fixa!" - Brás Cubas). Pois é, tenho de admitir, tenho uma idéia fixa e não quase uma: Se você pensou - costurar - acertou! Quero aprender a costurar. E sei que vou. Falta-me pouco (rsrsrsrsrs) só fazer a matrícula num curso, comprar uma máquina de costura... ou seja, arranjar tempo e dinheiro para tanto. Mas é uma questão de... como eu diria... investimento! Não desses com retorno financeiro, mas com o seguinte retorno: Ouço pássaros cantando? Sinto borboletas nos meus ombros? Filho, é a sua cara! Que tal um café, amor? Umas roupitchas também, que não sou de ferro... Mas podes perguntar: E daí, por que não comprar isso tudo? Ou já supõe que estou querendo economizar... brincadeirinha! Mas a questão vai além disso. É carinho, é memória.

À procura do meu momento Susan Boile

A literatura está repleta de momentos-cisne, da descoberta de um dom, talento ou beleza especial. Agora, em tempos de you tube, o mundo ficou sabendo da beleza de um momento como aquele citado acima: alguém descobriu a que veio a este mundo. Com isto sentir-se confortável é o mínimo que se pode alcançar. Não se trata apenas de ter uma posição de destaque, de reconhecimento, já que isto é inevitável no percurso de quem sabe o que quer. Há nesse mundo gente que quer pedalar, cozinhar, limpar, voar, dançar, pintar, curar, subir, cair, atuar... só que antes de qualquer desses verbos, há o verbo querer. Trata-se, sim, justamente dessa certeza, desse foco, de saber querer o que se procura. Um querer é perseguido ao mesmo tempo que nos persegue. O que aconteceu à Susan agora é só sabido por uma multidão de fãs, mas, creio que fosse o que fosse, fizesse o que fizesse da vida, Susan abriria sua boca para cantar, com a mesma realeza. Varrendo chão, ninando crianças, cozinhando, embaixo do chuve