Pular para o conteúdo principal

LAVEMOS OS PÉS UNS DOS OUTROS

LAVEMOS OS PÉS UNS DOS OUTROS

Sibéria de Menezes


Uma das narrativas mais importantes dos últimos feitos de Jesus é, sem dúvida, aquela em que Ele lava os pés dos seus discípulos. Ainda hoje essa cerimônia é lembrada e celebrada em alguns cultos cristãos. Basicamente, e por motivos óbvios, ela se concentra em Jesus, já que Ele é o protagonista da narrativa. É claro que a humildade de Jesus salta aos olhos. Ela é virtude d’Ele e se apresenta todas as vezes em que lemos a Sua história. No entanto, olhemos para Pedro, com quem Jesus trava um diálogo profundo e cheio de significado nessa passagem.

Quando Jesus dirige-se a Pedro, este se recusa a ter seus pés lavados por Ele. “Disse Pedro: ‘Não; nunca lavarás os meus pés!’”. Ao que Jesus responde: “Se não os lavar, você não terá parte comigo.”
Por que Jesus diz isso? Por que Jesus condiciona que para ter parte com Ele, Pedro deve deixá-lo lavar os seus pés? O que seria lavar os pés, além de um serviço de humildade de Jesus? O que seria ter os pés lavados por Jesus?

Tomemos a relação de Pedro e Jesus. No mesmo capítulo (João 13:1), “...tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim”. Antes de tudo, era uma relação de amor. Pelo pouco conhecimento que tenho das escrituras, observo que Jesus demonstrava quem era e o que viera fazer através dos relacionamentos que estabelecia com os outros.

Quando Pedro não permite ter seus pés lavados, está dizendo que se considera menor que Jesus, e é isto verdade; no entanto, ao mesmo tempo, Pedro está com muita vergonha da sujeira que carrega. Pedro não quer mostrar as suas chagas, o que nele é feio, sujo, humano. Jesus insiste em lavar os pés de Pedro, e não abandona seu amigo na sua ignorância. Jesus estabelece que isso é condição para que haja entre os dois uma relação profunda, em que os dois terão parte um com o outro.

Em muitos dos nossos relacionamentos, preferimos ficar na superficialidade, apresentando-nos uns aos outros naquilo que nos faz brilhar, naquilo que nos enaltece, naquilo que alimenta nosso ego. E também esperamos isto dos outros com quem nos relacionamos: queremos a beleza, a facilidade, o conforto, as afinidades, a tal da reciprocidade. Chegada a hora das sombras, nossa tendência é abandonar, é desacreditar, questionar se há amor, e muitas das vezes dizer que não há amor. Nossa tendência é negar, como Pedro. É bater em retirada.
  
Jesus sentou-se à mesa com pessoas comuns, uma dessas pessoas o trairia (e Ele sabia disto), uma dessas pessoas o negaria. Quero dizer que Jesus não se sentou com pessoas terminadas, santas. Jesus sentou-se e serviu aos menores que Ele. Mas nós queremos ser amados sem “amar primeiro”. Haveremos de dizer o seguinte: “Ah, mas Jesus é Jesus!” Eu sou de carne e osso, eu sou pecador, eu sou um ser humano. Jesus sabe disso. Ele veio mostrar que podemos amar uns aos outros. E veio mostrar o que é amor, amando, não apenas dando sermões. Não escolhendo este ou aquele para amar, mas amando a todos.

Quantos de nós agimos como Pedro uns com os outros? Ocultando nossa parte frágil e suja, por medo da rejeição, da incompreensão, por falsa humildade? Tomemos parte uns com os outros, uns dos outros, na integralidade do que vivemos. É arriscado, é difícil, é loucura, mas é isso que Jesus está dizendo.

No final desse capítulo, (João 13:14-15) Jesus diz: “Pois bem, se eu, sendo Senhor e Mestre de vocês, lavei-lhes os pés, vocês também devem lavar os pés uns dos outros./ Eu lhes dei o exemplo, para que vocês façam como lhes fiz.” Jesus chegou, permaneceu, partiu, e permanece mostrando o que é amor. Amor mesmo, não romantização de sentimentos, mas serviço, paciência, unidade, resistência, perdão, entre tantos outros atributos do amor. O texto mostra, no seu último versículo (João 13:17) uma ordem e uma finalidade deste momento que  tem com seus discípulos: “Agora vocês sabem estas coisas, felizes serão se as praticarem.” A ordem é que pratiquemos estas coisas, que sirvamos uns aos outros e que nos relacionemos uns com os outros, em suma, que amemos verdadeiramente uns aos outros; a finalidade é que, fazendo isto, seremos felizes. Isto é importante destacar, porque nossa primeira reação ao serviço e a humildade é achar que estamos nos humilhando, que estamos sendo “feitos de bobos”, mas o Mestre ainda nos dá esta lição valiosa, que isto não nos trará infelicidade, pelo contrário, felicidade. Porque, quando somos tomados verdadeiramente pelo espírito do amor, somos felizes em servir, somos felizes em sentir e dar amor.


Para concluir, Jesus não pede que lavemos apenas os pés dos outros, ele usa uma forma reflexiva: lavem os pés uns dos outros. Ou seja: deixem-se também ser lavados. Lavemos os pés uns dos outros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A palavra Mãe

Mãe, palavra que cria o mundo. Mãe é o substantivo mais adjetivo que existe.   A palavra mãe simboliza um algo a mais, incabível no nome em si, por isso, para mim, pertence a duas classes gramaticais – é substantivo e adjetivo. Mãe, adjetivo, é palavra que qualifica o ser. Quando digo e ouço “mãe” toda a ternura do mundo vem a minha boca, entra pelos meus ouvidos. Parece um abraço caloroso e mãos leves. Mãe pode significar carinho, saudade, zelo; também como para mim significa carinhosa, saudosa, zelosa... o nome e o adjetivo cuidam em estar tão juntos de nunca se soltarem. Mãe é uma lente de aumento. Intuitivamente, as mães estão sempre um passo a frente dos filhos; mãe é mãe mesmo quando não dá à luz um ser; assim ela muda a construção da regência para dar luz a um ser – mãe é luz. Generosa, dá luz e dá à luz. Mãe é coisa de Deus. Mulher nasce com a marca de ser mãe, é visceral, e, quando o ventre não conjuga o verbo gerar, a mulher, facilmente, torna-se mãe da mãe, dos i

Do it yourself

Há algum tempo venho insuspeitavelmente vivendo o "faça você mesmo" (interessante, pode ser entendido "faça a si mesmo"), é, pode ser. Mas, neste momento, tenho quase uma idéia fixa ("Deus te livre, leitor, de uma idéia fixa!" - Brás Cubas). Pois é, tenho de admitir, tenho uma idéia fixa e não quase uma: Se você pensou - costurar - acertou! Quero aprender a costurar. E sei que vou. Falta-me pouco (rsrsrsrsrs) só fazer a matrícula num curso, comprar uma máquina de costura... ou seja, arranjar tempo e dinheiro para tanto. Mas é uma questão de... como eu diria... investimento! Não desses com retorno financeiro, mas com o seguinte retorno: Ouço pássaros cantando? Sinto borboletas nos meus ombros? Filho, é a sua cara! Que tal um café, amor? Umas roupitchas também, que não sou de ferro... Mas podes perguntar: E daí, por que não comprar isso tudo? Ou já supõe que estou querendo economizar... brincadeirinha! Mas a questão vai além disso. É carinho, é memória.

À procura do meu momento Susan Boile

A literatura está repleta de momentos-cisne, da descoberta de um dom, talento ou beleza especial. Agora, em tempos de you tube, o mundo ficou sabendo da beleza de um momento como aquele citado acima: alguém descobriu a que veio a este mundo. Com isto sentir-se confortável é o mínimo que se pode alcançar. Não se trata apenas de ter uma posição de destaque, de reconhecimento, já que isto é inevitável no percurso de quem sabe o que quer. Há nesse mundo gente que quer pedalar, cozinhar, limpar, voar, dançar, pintar, curar, subir, cair, atuar... só que antes de qualquer desses verbos, há o verbo querer. Trata-se, sim, justamente dessa certeza, desse foco, de saber querer o que se procura. Um querer é perseguido ao mesmo tempo que nos persegue. O que aconteceu à Susan agora é só sabido por uma multidão de fãs, mas, creio que fosse o que fosse, fizesse o que fizesse da vida, Susan abriria sua boca para cantar, com a mesma realeza. Varrendo chão, ninando crianças, cozinhando, embaixo do chuve