Pular para o conteúdo principal

Telefone fixo?

(ou pra quem se lembra de fichas telefônicas)

Há alguns anos o telefone fixo era um bem. Declarado, inclusive, no imposto de renda. Parece engraçado, mas não ria, se você não é desse tempo. Pois bem, havia um glamour em torno do telefone, que era um barato! Toda criança tinha que ter (ainda que na sua casa não houvesse telefone) a sua fotinho, em torno dos oito aos dez anos, a segurar o aparelho, com a perna cruzada, cheia de charme, geralmente sentada num móvel desenhado especialmente para manter o pomposo telefone. A fotografia merece um texto só prá ela depois...
Ter um telefone em casa era uma coisa para se gabar. Ainda não havia sequer a febre de orelhões pela cidade. Se você quisesse telefonar pra alguém teria de ir a um posto telefônico (gerenciado pela prefeitura, eu acho) e pedir para a telefonista efetuar a chamada. Claro que eu pertencia a este grupo – daqueles que não tinham telefone em casa. Mas telefonar não era uma coisa tão habitual como o é hoje em dia (meu Deus, não acredito que estou usando esta expressão!!!). Não se ligava pra alguém só pra dizer um “olá, estou pensando em você!”, ou qualquer coisa do tipo, e acaso se ligasse para alguém, algum parente distante, era uma eventualidade, coisa semestral quase, e toda a família era convidada a participar do acontecimento. Telefonar era caro! Mais do que hoje, acredite! Mas dada a raridade da coisa, era uma delícia! Quase se vestia roupa de domingo para ir ao posto telefônico...
Ah! Antes que eu esqueça – também se esperava ligações no posto telefônico. Eu mesma, eu mesminha, já esperei por elas, junto da minha família, é claro, pois “criança não tem nada que estar telefonando pra ninguém”.
As fichas telefônicas eram uma graça... como a gente conseguia falar e ao mesmo tempo monitorar quando colocar outra ficha no orelhão? E como conseguia andar de lá pra cá com aquela quantidade de fichas, porque pesavam um pouco, viu?
Não sei se sinto falta desse sistema todo, ou da minha infância, acho que uso qualquer coisa pra lembrar da segunda... Na verdade, não existe mais glamour no telefone porque virou um objeto descartável. Ainda quando chegaram os modernos cartões telefônicos era uma graça, a gente os colecionava, tinha álbuns pra isso na papelaria; existia uma rede de amizades em torno das coleções de cartões. O que podemos colecionar hoje? Aquele papel amarelo e sem graça onde está uma senha pra colocar crédito no celular?
Mais impessoal impossível, você fala com um robô pra instalar a tal da senha e dos créditos. Não existe mais aquela pessoa da bodega, bonachona, que parece a pessoa mais mal humorada do mundo a vender fichas e cartões; e não tem o que colar como lembrança na agenda o cartão daquela ligação importantíssima da adolescência. Será que os adolescentes hoje escrevem diários? (queira Deus que sim)
Que saudosismo mais piegas! Mas é o jeito, é o que sinto. E talvez sinta tanto que não consigo me livrar do meu telefone fixo. Existe mais de um celular (ou número) por pessoa no Brasil (e no mundo), o que nos desobriga quase totalmente do uso do telefone fixo, mas ele continua forte (tá, nem tão forte assim), como uma referência nossa de uma condição de não-nômade, de alguém que tem um endereço no mundo, como um ponto que nos liga a um lugar nos tempos em que somos tão portáteis. Queremos portabilidade, mas jamais podemos negar nosso instinto de caverna.
Sempre volto à palavra paradoxo, mas é irresistível deixar de observar que, mesmo dispondo de banda larga, de satélites, de internet... o contato entre as pessoas tende ao esfriamento. Veja bem, de tão fáceis, as coisas ficam sem graça. É tão fácil ligar, passar um e-mail, falar no skype (coisa só possível no desenho animado dos Jetsons), que o outro, o motivo do meu contato, de repente fica acessível demais que não temos tempo de ficar com saudade um do outro. Não é que não nos falemos, é que nos falamos demais. E as palavras têm um tempo de maturação, como o vinho. E é bom já ir encerrando o palavratório antes que nos aproximemos demais. E eu preciso de tempo pra ter saudade.

Comentários

  1. Desgraçado foi Graham Bell...! Inventou o telefone e não tinha para quem ligar...!
    GK

    ResponderExcluir
  2. Tantas verdades ditas de uma forma tão graciosa!Só você mesmo pra realizar tal proeza.Parabéns.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A palavra Mãe

Mãe, palavra que cria o mundo. Mãe é o substantivo mais adjetivo que existe.   A palavra mãe simboliza um algo a mais, incabível no nome em si, por isso, para mim, pertence a duas classes gramaticais – é substantivo e adjetivo. Mãe, adjetivo, é palavra que qualifica o ser. Quando digo e ouço “mãe” toda a ternura do mundo vem a minha boca, entra pelos meus ouvidos. Parece um abraço caloroso e mãos leves. Mãe pode significar carinho, saudade, zelo; também como para mim significa carinhosa, saudosa, zelosa... o nome e o adjetivo cuidam em estar tão juntos de nunca se soltarem. Mãe é uma lente de aumento. Intuitivamente, as mães estão sempre um passo a frente dos filhos; mãe é mãe mesmo quando não dá à luz um ser; assim ela muda a construção da regência para dar luz a um ser – mãe é luz. Generosa, dá luz e dá à luz. Mãe é coisa de Deus. Mulher nasce com a marca de ser mãe, é visceral, e, quando o ventre não conjuga o verbo gerar, a mulher, facilmente, torna-se mãe da mãe, dos i

Do it yourself

Há algum tempo venho insuspeitavelmente vivendo o "faça você mesmo" (interessante, pode ser entendido "faça a si mesmo"), é, pode ser. Mas, neste momento, tenho quase uma idéia fixa ("Deus te livre, leitor, de uma idéia fixa!" - Brás Cubas). Pois é, tenho de admitir, tenho uma idéia fixa e não quase uma: Se você pensou - costurar - acertou! Quero aprender a costurar. E sei que vou. Falta-me pouco (rsrsrsrsrs) só fazer a matrícula num curso, comprar uma máquina de costura... ou seja, arranjar tempo e dinheiro para tanto. Mas é uma questão de... como eu diria... investimento! Não desses com retorno financeiro, mas com o seguinte retorno: Ouço pássaros cantando? Sinto borboletas nos meus ombros? Filho, é a sua cara! Que tal um café, amor? Umas roupitchas também, que não sou de ferro... Mas podes perguntar: E daí, por que não comprar isso tudo? Ou já supõe que estou querendo economizar... brincadeirinha! Mas a questão vai além disso. É carinho, é memória.

À procura do meu momento Susan Boile

A literatura está repleta de momentos-cisne, da descoberta de um dom, talento ou beleza especial. Agora, em tempos de you tube, o mundo ficou sabendo da beleza de um momento como aquele citado acima: alguém descobriu a que veio a este mundo. Com isto sentir-se confortável é o mínimo que se pode alcançar. Não se trata apenas de ter uma posição de destaque, de reconhecimento, já que isto é inevitável no percurso de quem sabe o que quer. Há nesse mundo gente que quer pedalar, cozinhar, limpar, voar, dançar, pintar, curar, subir, cair, atuar... só que antes de qualquer desses verbos, há o verbo querer. Trata-se, sim, justamente dessa certeza, desse foco, de saber querer o que se procura. Um querer é perseguido ao mesmo tempo que nos persegue. O que aconteceu à Susan agora é só sabido por uma multidão de fãs, mas, creio que fosse o que fosse, fizesse o que fizesse da vida, Susan abriria sua boca para cantar, com a mesma realeza. Varrendo chão, ninando crianças, cozinhando, embaixo do chuve